O edital para a construção da ponte internacional entre Porto Xavier, no noroeste gaúcho, e San Javier, na Argentina, foi publicado nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial da União.
A contratação prevê uma empresa para elaborar os projetos básico e executivo de engenharia da ponte, além dos acessos e complexos integrados de fronteira.
A escolhida vai executar todas as etapas da obra, desde o licenciamento ambiental até eventuais serviços de desapropriação, reassentamento e infraestrutura naquele trecho da fronteira do Brasil e Argentina.
Essa é uma demanda da região das Missões há 40 anos e considerada obra estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Um edital já havia sido publicado anteriormente, mas foi cancelado após falência da empresa vencedora.
Hoje duas balsas, uma brasileira e uma argentina, fazem o traslado de veículos e cargas. A plataforma pode conduzir até nove caminhões de uma só vez.
As propostas podem ser entregues a partir desta quinta-feira através deste site do governo federal. O Ministério dos Transportes e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) abrirão os envelopes em 20 de março de 2025, às 15h.