
Voltada ao público empresarial, a agência Correios Empresas localizada no bairro Petrópolis, em Passo Fundo, encerrou as atividades em 31 de janeiro. A decisão de fechar as portas veio depois de avaliação pelas áreas técnicas da companhia.
Conforme os Correios, a unidade não vinha apresentando os resultados esperados. O modelo empresarial de atendimento foi criado pela gestão anterior da empresa pública federal.
Segundo o órgão, não houve demissões e os empregados foram realocados em outras unidades. A companhia afirma que a população continua sendo atendida pelas outras três agências distribuídas pela cidade, "sem qualquer impacto à população e aos clientes".
No entanto, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect/RS), Evandro Leonir, o encerramento das atividades da unidade prejudica os trabalhadores e a população.
— Essa é mais uma forma de precarizar os Correios, pois vai gerar sobrecarga nos trabalhadores e impacto no atendimento à população, com mais filas. Já trabalhamos em estruturas sucateadas, por isso seguimos na luta por melhores condições de trabalho — afirma.
Conforme o representante da categoria, o fechamento e consequente descentralização do atendimento de grandes usuários, como empresas de roupas, fóruns e prefeituras, por exemplo, acarreta na piora do serviço.
Apesar do encerramento das atividades da agência Correios Empresas, continua funcionando no local o Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas de Passo Fundo.
Onde estão as agências dos Correios em Passo Fundo
- Rua Morom, 1777 ― atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h30min
- Av. Presidente Vargas, 2000 (sala 4) ― atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h
- Rua Capitão Eleutério, 598 ― atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h.