Uma propriedade erguida no final do século 19 na zona sul de Porto Alegre está sendo revitalizada, e irá abrigar complexo cultural, museu e... açougue.
É a casa do imigrante italiano Vicente Monteggia, um dos precursores do bairro Vila Nova, que, na época de sua fundação, ainda era chamado Villanova D'Itália.
Monteggia chegou ao Rio Grande do Sul em 1880, e, ao trabalhar em projetos com José Montaury, desenvolveu laços de amizade com o futuro intendente de Porto Alegre. Da relação, surgiu a ideia de comprar terras e fazer uma colônia italiana na região, dando origem ao atual bairro Vila Nova.
Na propriedade de Monteggia, além da casa construída em 1898, havia capela, escola, moinho de farinha de milho e até engenho de cana-de-açúcar, além do primeiro telefone do bairro, instalado em 1908. Depois da chegada de outras famílias italianas, imigrantes japoneses, alemães e poloneses também ajudaram a povoar a região.
Chamada hoje de Rancho Tabacaray e ainda pertencente à familia Monteggia, a propriedade está sob os cuidados do projeto El Topador, do mestre parrillero gaúcho Antônio Costaguta. Ele é o atual locatário, com permissão de uso por 15 anos.
— A propriedade do Vicente Monteggia carrega uma história de peso e importância significativa para nós gaúchos e moradores da Capital. Poder, por meio do churrasco e da cultura, revitalizar e dar vida a uma história que estava apagada nos enche de orgulho — diz Costaguta.
Desde 2022, El Topador tem realizado shows com artistas gaúchos, como Shana Müller e família Fagundes, além de cursos e workshops sobre churrasco e parrilla, eventos corporativos e até casamentos. Costaguta projeta para a edificação histórica ainda a construção de um museu contando a história de Monteggia e da região.
E o açougue? Claro, com venda de carnes produzidas no bioma pampa. A revitalização já recebeu investimento ao redor de R$ 500 mil, valor que ainda deve aumentar nos próximos meses. O término da obra e a inauguração oficial do espaço revitalizado estão previstos para o primeiro semestre de 2024.
* Colaborou Mathias Boni