Bomba no óleo
Após ataque com drone na Arábia Saudita, a cotação do petróleo disparou. O presidente Jair Bolsonaro disse que a Petrobras não reajustaria. Houve certo estresse, mas a estatal acabou elevando valores nas refinarias, mesmo diante de sinais de normalização do abastecimento no mundo.
Juro no mínimo
Como se esperava, o Banco Central cortou o juro básico de 6% para 5,5% ao ano. Acenou com “ajustes adicionais”, o que gerou expectativa de que a taxa fique abaixo de 5% até o final do ano. Além dessa ferramenta, a economia só conta com a liberação de FGTS como medida de estímulo.
Banrisul privado?
Com o fracasso da venda das ações do Banrisul, foi reaberto o debate sobre a privatização do banco. Cauteloso, o governador Eduardo Leite transferiu a responsabilidade para a Assembleia Legislativa, onde já tramita proposta para eliminar a exigência de plebiscito para a venda.
CPMF de novo
Na semana em que o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a falar em tributar sobre operações financeiras, foi anunciado o substituto de Marcos Cintra na Secretaria Especial da Receita Federal, que caiu por excesso de menções à CPMF. Sem anteparo: o escolhido, José Barroso Tostes Neto, é funcionário de carreira .