É impossível pensar na Expointer sem as três esferas nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Elas ficam na entrada do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Quem passa pela BR-116 vê de longe as grandes estruturas, também chamadas de bolas e globos. As esferas são atrações desde a 2ª edição da Exposição Internacional de Animais, em 1974.
Originalmente, foram aproveitadas para recepção de visitantes e promoção do turismo. A Secretaria de Turismo ficou responsável pela montagem. Na primeira, ficava a recepção, que contava com funcionários bilíngue, que passaram por curso especial ministrado por técnicos da Secretaria de Agricultura sobre a agropecuária gaúcha. Na segunda, foi montada exposição de obras e realizações do Sistema Estadual de Turismo. A terceira recebeu maquetes e trabalhos desenvolvidos nos setores de hotéis, restaurantes e rodovias de três roteiros turísticos.
Naquele ano, entre 25 agosto a 2 setembro, a exposição recebeu representantes de outros 11 países. No total, foram inscritos 3.942 animais, sendo 500 de criações da Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, Alemanha Ocidental, Escócia, França, Inglaterra, Nova Zelândia, Holanda e Uruguai.
Em vídeo da produtora Leopoldis-Som, imagens aéreas mostram as estruturas no parque. Elas já apresentam as três cores da bandeira rio-grandense. Nos últimos anos, as esferas da Expointer são usadas para exposições de artesãos. Elas continuam no mesmo local desde de 1974.
As esferas foram doadas ao governo do Estado pela Alemanha Ocidental após a realização da feira A Alemanha e sua Indústria, em São Paulo, em 1971. Em fevereiro e março de 1972, já foram usadas na Festa da Uva de Caxias do Sul. Eram quatro esferas coloridas de fibra de vidro. Em 1974, foram celebrados os 150 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul.
Expointer
Inaugurada em 1972, a Expointer foi realizada a cada dois anos até 1984. O parque de exposições de Esteio abriu em 1970, com a realização da 33ª Exposição Estadual de Animais. Inicialmente, a imprensa apresentava como o "novo Parque de Exposições Menino Deus". Somente em 1977 recebeu o nome em homenagem ao político, advogado e ruralista Joaquim Francisco de Assis Brasil.
Para criar o parque de Esteio, o governo do Estado comprou área de 64 hectares da Fazenda Kroeff. A construção foi necessária porque o Parque de Exposições Menino Deus, em Porto Alegre, ficou pequeno para a expansão da feira agropecuária.