A startup gaúcha Bee Touch, que faz parte do ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), em Porto Alegre, foi premiada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). A distinção foi conferida a um projeto chamado Plataforma AVAX PSI.
Trata-se de um método de avaliação psicológica virtual voltado a empresas. Com protocolos digitais de entrevista, o programa permite que o(a) psicólogo(a) realize atendimento remoto em uma sala virtual, com agenda e prontuário eletrônicos.
A iniciativa conquistou o segundo lugar no Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello: Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia, em uma categoria voltada a experiências ou produtos ligados ao trabalho na área.
— A plataforma é resultado anos de pesquisa e desenvolvimento, e o reconhecimento é uma confirmação de que estamos no caminho certo para transformar a avaliação psicológica realizada em ambientes corporativos — diz Ana Carolina Peuker, CEO da Bee Touch, que também é graduada, mestre, doutora e pós-doutora em Psicologia.
Vinculada ao NAVI (hub de inteligência artificial e ciência de dados do Tecnopuc), a Bee Touch é um exemplo de conexão entre pesquisa acadêmica e mercado.
Com base em ciência de dados, modelos preditivos e inteligência artificial, a startup atua na gestão digital de fatores de risco psicossocial e indicadores de saúde mental. Há 12 anos no mercado, a empresa conta com uma equipe de especialistas em psicologia e tecnologia e já desenvolveu produtos para mais de cem clientes em diferentes setores.