Depois de um hiato de 38 anos, o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está, mais uma vez, organizando o Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS). Trata-se do mais importante evento de Química Orgânica da América Latina.
Segundo o professor Diogo Seibert Lüdtke, um dos responsáveis pela tarefa, o congresso receberá palestrantes internacionais de alto nível, com destaque para a palestra de abertura. O evento ficará a cargo do ganhador do Prêmio Nobel de Química em 2021, David MacMillan.
Pesquisador da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, MacMillan é classificado como um químico "brilhante" entre os pares.
Ele venceu a mais importante premiação científica do mundo ao lado de Benjamin List pela criação de uma nova ferramenta de construção de moléculas, chamada "organocatálise". A inovação vem contribuindo para a pesquisa de novos produtos farmacêuticos e para tornar a química mais verde, segundo declarou o comitê do Nobel à época.
O evento organizado pela UFRGS será entre 23 e 27 de setembro, em Bento Gonçalves. O BMOS terá 18 palestrantes, de 13 diferentes nacionalidades, vindos de nove países, para discutir suas mais recentes descobertas científicas na área da Química Orgância.