Os vencedores do Prêmio Nobel 2021 foram anunciados ao longo da última semana, sendo um total de seis categorias diferentes: Medicina, Física, Química, Literatura, Paz e Economia. Além do prêmio em dinheiro de cerca de US$ 1,1 milhão, os laureados ganham um diploma e uma medalha de ouro.
Os vencedores da categoria de Medicina sempre são os primeiros a serem anunciados, sendo que David Julius e Ardem Patapoutian ganharam neste ano. Em 2020, Harvey Alter, Charles Rice e Michael Houghton foram agraciados pela descoberta do vírus da hepatite C.
Ano passado, o Prêmio Nobel contou, pela primeira vez, com duas vencedoras mulheres na área de Química por terem desenvolvido técnica de edição de genoma: Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna. Na edição de 2021, os vencedores são o alemão Benjamin List e o americano David MacMillan, por desenvolverem uma nova ferramenta para construção de moléculas.
Enquanto isso, na área da Física, o prêmio foi dividido entre três cientistas pela descoberta de buracos negros: Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez. Neste ano, os ganhadores foram Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi, pelas contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas físicos complexos.
O laureado na área de Literatura em 2021 foi o romancista Abdulrazak Gurnah. Nascido na Tanzânia, ele chegou ao Reino Unido nos anos 1960 como refugiado. No anúncio, a Academia Sueca destacou sua abordagem "sobre os efeitos do colonialismo e o destino dos refugiados no abismo entre culturas e continentes".
O destacado Nobel da Paz foi foi para os jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Muratov, da Rússia. Segundo o comitê, ambos foram laureados pelos "seus esforços para salvaguardar a liberdade de expressão, que é uma pré-condição para a democracia e a paz duradoura". Ressa é cofundadora da Rappler, empresa filipina de mídia digital para jornalismo investigativo, e Muratov criou o jornal independente Novaja Gazeta, que há décadas defende a liberdade de expressão na Rússia.
Encerrando a semana de anúncios do Nobel, a distinção na área de Economia foi dada para um trio de especialistas em economia experimental. Segundo o júri, o canadense David Card, o americano Joshua Angrist e americano-holandês Guido Imbens foram premiados por terem "contribuído com novas ideias sobre o mercado de trabalho e mostrado quais conclusões podem ser tiradas de experiências naturais em termos de causas e consequências".
O prêmio foi criado por Alfred Nobel, químico sueco inventor da dinamite, que deixou parte de sua fortuna em testamento.
Veja o cronograma da premiação de 2021
- Medicina: segunda-feira, 4 de outubro (Vencedores: David Julius e Ardem Patapoutian)
- Física: terça-feira, 5 de outubro (Vencedores: Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi)
- Química: quarta-feira, 6 de outubro (Vencedores: Benjamin List e David MacMillan)
- Literatura: quinta-feira, 7 de outubro (Vencedor: Abdulrazak Gurnah)
- Paz: sexta-feira, 8 de outubro (Vencedores: Maria Ressa e Dmitry Muratov)
- Economia: segunda-feira, 11 de outubro (Vencedores: David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens)