Pela terceira vez consecutiva o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anunciou corte na taxa de juros nos Estados Unidos. Divulgada nesta quarta-feira (18), mesmo dia em que o dólar fechou cotado em R$ 6,267, a decisão indica redução de 0,25 ponto percentual para a faixa entre 4,25% e 4,50% ao ano.
A mesma proporção havia sido reduzida pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) em novembro. Em setembro, a redução foi de 0,50 ponto percentual.
A medida está alinhada com a expectativa projetada por analistas, mas há incertezas sobre decisões futuras do órgão. Jerome Powell, presidente do Fed, reafirmou o compromisso em reduzir a inflação dos Estados Unidos para a meta de 2% ao ano.
De acordo com ele, a economia está "forte" e fez progressos significativos em direção às metas do Fed. Nos últimos dois anos, o mercado de trabalho esfriou, mas continua "sólido" e a inflação se aproximou mais da meta de longo prazo de 2% ao ano.
— Estamos comprometidos em manter a força da nossa economia apoiando o emprego máximo e retornando a inflação à nossa meta de 2% — afirmou Powell, durante coletiva de imprensa, para comentar a última decisão de política monetária do Fed de 2024.