A água chegou a 1m40cm dentro do Gastrobar Ofertório, mistura de bar e restaurante cheia de charme no 4º Distrito de Porto Alegre, uma das áreas mais afetadas pela enchente. Apesar dos estragos, o casal de proprietários, Rodrigo Esteves e Andrea Venzon, teve sorte: a cozinha, que fica no segundo andar, não sofreu prejuízos, e a maior parte das mesas e cadeiras pôde ser salva.
O estabelecimento foi um dos primeiros do segmento a reabrir na região, em 31 de maio, após alguns dias de limpeza. Para acolher a vizinhança, que ainda não terminou o trabalho e mal tem onde almoçar nas proximidades, Rodrigo e Andrea criaram um cardápio especial, que ganhou o nome de Menu Reconstrução.
— Nós mesmos, quando estávamos limpando o Ofertório, não conseguíamos achar um local perto para comer, onde pudéssemos entrar de bota de borracha. Então, quando foi possível reabrir, tivemos essa ideia, de oferecer um menu mais enxuto e mais em conta, não apenas para levar, mas para quem quisesse vir e almoçar aqui, do jeito que fosse — conta Rodrigo.
Com o apoio de fornecedores, o casal conseguiu reduzir o valor dos pratos (entre eles, strogonoff de carne, filé de frango grelhado e carne de panela com arroz e feijão) em 30%. Além das refeições presenciais, algumas empresas da região têm encomendado marmitas para os funcionários.
— A receptividade está sendo incrível. As pessoas queriam atenção, acolhimento. Sentimos isso. Estamos todos na mesma situação. Comemoramos cada pequena conquista — diz o proprietário.
Com a retirada dos entulhos da rua, depois de semanas de espera, finalmente foi possível voltar a abrir, também, à noite. Enquanto isso, o Ofertório segue recebendo e dando cuidados — dois funcionários da casa perderam tudo com a catástrofe climática.
O Ofertório
Fica na Rua Ernesto da Fontoura, 350, bairro São Geraldo, em Porto Alegre. Oferece almoço de segunda a sábado e jantar quinta a sábado. Mais informações em @ofertoriopoa no Instagram.