Quando uma antiga fábrica de botões virou casa de jazz no 4º Distrito, em Porto Alegre, há seis meses, não tive dúvidas: publiquei em primeira mão aqui na coluna, porque uma notícia assim merece destaque. Agora, o Grezz, brutalmente atingido pela enchente, será alvo de um festival de solidariedade, e eu não poderia deixar de ajudar.
A casa vinha se consolidando como um dos espaços musicais mais inovadores e queridos da cidade até ser alagada no início de maio. Estive lá nesta semana e vi de perto o tamanho do desafio diante de Rafael Rhoden, um dos proprietários do estabelecimento, ao lado de Bruno Klein e Lúcio Vargas.
— Está sendo muito difícil. Perdemos praticamente tudo. Não sabemos nem por onde começar — lamenta Rhoden, que também é realizador do POA Jazz Festival, outra baita iniciativa na Capital.
Invadido por quase dois metros de água, o espaço teve danos incalculáveis, com prejuízos em equipamentos, mobiliário, cozinha e o que mais você puder imaginar. Dá uma tristeza de ver.
Para arrecadar fundos para a reconstrução, um grupo de amigos do setor cultural decidiu se unir e promover o "Back do Grezz". O festival será nesta sexta-feira (14), a partir das 20h, em outro lugar emblemático: o Bar Opinião, templo da boemia no bairro Cidade Baixa, que também foi afetado pelo alagamento, mas conseguiu reabrir as portas.
O evento será totalmente beneficente: o Opinião cedeu seu espaço, e os artistas — timaço talentoso e generoso (veja os detalhes abaixo) — não vão cobrar cachês. O bar também receberá doações de alimentos e agasalhos para vítimas da catástrofe climática (vai aqui um "viva!" para o Opinião, que baita exemplo).
Festival Back to Grezz - Música que une
- Data: sexta-feira, 14 de junho
- Horário: a partir das 20h
- Local: bar Opinião (Rua José do Patrocínio, 834, bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre)
As atrações confirmadas
- 20h: Dj Piá
- 21h: Grezz Band e convidados. Na banda, Antonio Flores (guitarra e violão), Bruno Silva (trompete), Lucas Esvael (contrabaixo), Luís Henrique New (maestro, piano e teclados) e Zé Montenegro (bateria), com a participação de Indira Castro, Juliano Barreto, Jambo Trio, Adriana Deffenti e atrações surpresa
- 22h30min: DJ Diego de Godoy, parceiro de Patrícia Parenza na Gudinaite
- 23h: Luciano Leães e Banda, recebendo Solon Fishbone e a maravilhosa Luana Pacheco
- Meia-noite: Dj Piá
- 0h30: The Hard Woking Band, que realizou diversos shows com ingressos esgotados no Grezz
Ingressos
Perimetral Podcast
Paulo Germano e eu gravamos um episódio do Perimetral Podcast sobre o futuro do 4º Distrito. Participaram da conversa Rafael Rhoden, do Grezz, e Raí Nunes dos Santos, um dos idealizadores do Recupera 4D. O bate-papo vai ao ar nesta sexta-feira (14), a partir das 15h, nas principais plataformas de áudio e no canal de GZH no YouTube.