Uma antiga fábrica de botões erguida na década de 1930 em Porto Alegre, vai se transformar na mais nova casa de jazz do 4º Distrito, bairro da inovação na Capital. Com palco para shows, bar, restaurante, área de coworking (trabalho compartilhado) e estúdio de gravação, o Grezz abre as portas no próximo dia 5 de outubro.
Por trás da novidade, instalada na Rua Almirante Barroso, nº 328, estão três nomes conhecidos da cena musical gaúcha: Rafael Rhoden, produtor e realizador do POA Jazz Festival e CEO da Flyaudio, Bruno Klein, engenheiro de áudio com 40 anos de estrada e Lúcio Vargas, músico e técnico de som.
— É um sonho e uma grande conquista. Descobrimos essa antiga fábrica e nos apaixonamos na hora. Não tinha nem telhado, mas vimos as paredes de tijolos, as janelas antigas e decidimos que tinha de ser ali. Compramos a área e estamos em obras há cerca de um ano. Está ficando incrível — conta Rafa, que quer inserir Porto Alegre de vez no roteiro dos grandes jazzistas.
O novo espaço, projetado pelas arquitetas Cilulia Freitas e Camila Franarin, preserva características originais da edificação (mantendo a pegada industrial), com elementos de design contemporâneo - como o uso de ferro, vidro e madeira, além de uma cobertura translúcida, isolamento termoacústico, palco móvel e sistema de som com 32 canais e caixas de alta qualidade.
A ideia é que o local, com capacidade para pelo menos 300 pessoas, receba de 16 a 18 shows por mês - além de jazz, também estão no radar performances de blues, música instrumental e MPB.
A abertura ficará a cargo do trompetista norte-americano Christian Scott, também conhecido como Chief Xian Atunde Adjuah (por incorporar elementos da música africana ao seu som). Indicado para o Grammy e duas vezes vencedor do Prêmio Edison (holandês), ele virá pela primeira vez à capital gaúcha.
Banda residente e convidados
A casa também contará com um piano de cauda e uma banda residente formada por Antonio Flores (guitarra e violão), Bruno Silva (trompete), Lucas Esvael (contrabaixo), Luís Henrique New (maestro, piano e teclados) e Zé Montenegro (bateria). Haverá vocalistas convidados. No mês de abertura, estão na lista Andréia Cavalheiro, Adriana Deffenti e Moreno Moraes.
Shows confirmados
Em outubro, além de Christian Scott na noite de estreia, o Gress receberá shows de Lorenzo Thompson (EUA) & Bruno Marques Band, no dia 12, e de Thiago Espírito Santo, no dia 26. A agenda completa poderá ser conferida no site e nas redes sociais do espaço (grezz.art.br e @grezzpoa). A venda de ingressos será pela plataforma Sympla (sympla.com.br/grezz).
Comida e drinks
Assinada pelo chef Jhonatan Marko, a gastronomia da casa contará terá um cardápio de clássicos internacionais com sotaque gaúcho, usando ingredientes regionais. Haverá opções vegetarianas.
No bar, a promessa é dialogar com o multiculturalismo, com um mix de drinks tradicionais e novidades autorais, além, é claro, de uma variedade de torneiras de chope.
Coworking e estúdio de gravação
Em 2024, começam a funcionar o estúdio de gravação e o espaço para coworking. Os sócios também planejam lançar uma produtora cultural, um selo musical e um atelier de arte, sempre com foco na música.
Inauguração
- Data: 5 de outubro
- Horário: 20h
- Atração: Christian Scott
- Ingressos: www.sympla.com.br/grezz