Uma das regiões mais promissoras de Porto Alegre, conhecida por concentrar empreendimentos inovadores e abrigar o polo cervejeiro da Capital, luta para se recompor. Ainda coberto de lama, repleto de lixo e entulhos e com água cobrindo parte das ruas, o 4º Distrito, tantas vezes abordado aqui na coluna, precisa de apoio.
O estrago foi tão grande que há o temor de que a região sofra uma debandada depois da tragédia climática, o que seria péssimo para a cidade. Para que isso não ocorra, um grupo de amigos, vizinhos e empresários locais fundou um movimento chamado Recupera 4D.
A ideia é unir forças para, primeiro, higienizar vias, casas, prédios, garagens, comércios e empresas e, depois, batalhar por melhorias, inclusive para garantir maior segurança contra futuras cheias no Guaíba.
— Crescemos na região, fizemos amigos aqui, temos pais e avós morando na vizinhança e muitos de nós viraram empreendedores no 4º Distrito. Estamos fazendo uma corrente de solidariedade para que as pessoas possam voltar para casa, reabrir seus negócios e permanecer — diz Raí Nunes dos Santos, um dos idealizadores da iniciativa e sócio da cervejaria Cubo, que também foi atingida.
Ao longo do feriadão, o grupo fará mutirões de limpeza em diferentes pontos. Uma das ações está marcada para estas quinta-feira (30), a partir das 9h30min, na Avenida Guido Mondim, nº 743, bairro São Geraldo.
Todos são bem-vindos. Se você quiser e puder ajudar, siga @recupera4d no Instagram e se inscreva em bit.ly/recupera4D.