Engenheiros e empresários gaúchos e catarinenses desenvolveram um rodo especial para ajudar na limpeza do Rio Grande do Sul à medida que a água das enchentes começa a baixar. Projetadas em Porto Alegre e produzidas e testadas em Pinhalzinho (SC), 300 unidades já foram fabricadas e doadas pelo grupo — que prefere se manter anônimo.
As ferramentas têm formato reforçado (são mais largas na ponta) para facilitar a retirada do lodo provocado pelas inundações. Na foto acima, você vê a parte debaixo de uma delas, embalada e pronta para entrega, com uma mensagem de apoio de Pinhalzinho, conhecida como a "capital da amizade".
O objetivo do grupo não é comercializar o produto, mas compartilhar o projeto para que novas peças sejam fabricadas por metalúrgicas e serralherias dispostas a ajudar (ao menos cinco empresas já aderiram à causa).
Além do rodo reforçado, foi desenvolvido um outro modelo mais simples, em parceria com metalúrgicas de Nova Prata (RS), e uma pá de formato quadrado, específica para limpezas pesadas.
A iniciativa não tem um nome e não é o movimento de nenhum grupo ou instituição específico. É um convite à ação, de quem não espera nada em troca.
Os detalhes estão no link bit.ly/projetorodosmetal. Se houver dúvidas, basta escrever para projeto.rodosmetal@gmail.com.