Um dos tantos dramas pessoais e coletivos a assombrar o Rio Grande do Sul na tragédia climática que enfrentamos é a separação entre tutores e animais de estimação. Muitos foram resgatados da enchente em momentos diferentes e ainda não conseguiram se reencontrar. Para facilitar a reconexão, está no ar um perfil no Instragram chamado @meupetrs.
Batizada de "Cadê Meu Pet?", a iniciativa partiu da fotógrafa e social mídia Ana Carolina Teixeira, 24 anos, que vive em Porto Alegre, é apaixonada por cachorros e tem dois chihuahuas em casa (os filhotes Luna e Luke).
— Desde o início, eu e a minha namorada estávamos ajudando nos abrigos, mas tivemos de voltar ao trabalho. Pensei, então, em outra forma de atuação. Como sou fotógrafa e social mídia, achei que poderia usar isso de alguma forma. Foi assim que surgiu a ideia — conta Ana.
Com a ajuda da parceira, Kamila Ferreira, e de amigos, a profissional começou a ação captando 130 imagens de mascotes acolhidos no Centro Humanístico Vida (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, nº 2132, na Capital). As fotos estão postadas desde segunda-feira (13) na plataforma digital, com uma breve descrição de cada bichinho (se é macho ou fêmea, qual é o porte, quais são as cores predominantes, etc.).
A partir de agora, Ana planeja ir, todo os dias, em um abrigo diferente para dar continuidade ao trabalho.
— Dá muita pena ver os bichinhos sem os tutores, e eu fico imaginando o desespero de quem ainda não conseguiu encontrar o seu. Espero poder ajudar — diz Ana.
A intenção é fotografar todos os animais possíveis, não apenas cães, mais também gatos e outras espécies. Se você quiser apoiar, compartilhe o perfil (aqui) e ajude a chegar no maior número de pessoas possível.