Um novo ano começou, e o que podemos esperar dele? Essa foi a pergunta feita pela coluna a oito personalidades do Rio Grande do Sul, que em 2023 tiveram destaque em suas áreas.
São homens e mulheres de diferentes idades e profissões — do mundo das artes ao agronegócio, do setor da saúde ao universo empresarial. De certa forma, eles representam diferentes visões do que se espera do país em 2024.
A seguir, confira o que cada um projetou para os próximos 12 meses.
Yamandu Costa
Um dos mais premiados artistas gaúchos, o violonista Yamandu Costa conquistou ainda mais destaque em 2023 e segue levando o nome do Rio Grande do Sul pelos palcos do mundo.
"Desejo a todos melhoras na concepção do tempo. Música, paciência, livros, boas risadas, amigos por perto. Tudo o que realmente vale a pena. Um feliz 2024 a todos!"
Tânia Carvalho
Sempre de alto astral, comunicadora de mão cheia, a jornalista e eterna musa da TV gaúcha Tânia Carvalho (que em 2023 completou 81 anos de vida e de sucesso) deu o seu recado:
“Desejo união entre os povos e saúde para todos e que eu possa cada vez mais estar pertinho da minha família. E nunca se esqueçam: exercitem o amor, sempre.”
Márcia Foster Mesko
Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Márcia Foster Mesko foi vencedora do prêmio Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering 2023, da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac). A frase dela representa, de certa forma, o desejo dos cientistas brasileiros para 2024:
"Desejo uma sociedade mais justa e equilibrada, especialmente com erradicação da fome mundial e das desigualdades de gênero e raciais. Que tenhamos mais investimentos em educação, ciência e tecnologia."
Desireé Möller
Veterinária, criadora e presidente da Associação Sulina de Criadores de Búfalos, Desireé Möller é uma representante do mundo do agronegócio, com um adicional: seu olhar feminino e inovador.
"Que a agricultura e a pecuária sejam vistas como aliadas da população, pois é a partir delas que se tem alimento no prato, lembrando que não existe produção de proteínas (ovos, carne e leite) sem bem-estar animal. Que possamos valorizar a família do campo, que trabalha de sol a sol, de domingo a domingo."
Carla Tellini
Empresária gaúcha, dona do Grupo Press, um dos maiores grupos gastronômicos do Brasil, sediado em Porto Alegre, Carla Tellini é a força em pessoa. Bem-sucedida e respeitada no meio, ela simboliza a resiliência e a determinação do empreendedorismo gaúcho.
"Espero que em 2024 a empatia prevaleça sobre a polarização e que juntos possamos construir um mundo mais justo, harmônico e pacífico."
Carmen Ferrão
À frente de marcas como Gang e Pompeia, a empresária Carmen Ferrão assumiu para si a tarefa de transformar a Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, em um evento com pegada internacional. Com o olhar de quem vê o poder da arte (inclusive econômico), ela diz o que espera de 2024:
"Desejo que a Bienal 14, que começará em setembro, seja surpreendente, inspiradora e que todos a visitem, conferindo as novidades que estamos preparando. Um lindo 2024 para todos, com saúde e alegria!"
Gilberto Schwartsmann
Médico, escritor e amante da arte, Gilberto Schwartsmann realizou um sonho em 2023: tornou-se presidente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a nossa querida Ospa, que acaba de ser mencionada entre as três melhores do Brasil em uma publicação especializada.
"Como presidente de Ospa, reconheço a excelência artística e o alto nível profissional de nossos músicos. Em 2024, o meu desejo é que a nossa Orquestra Sinfônica de Porto Alegre cresça cada vez mais, conquistando novas plateias pelo mundo afora."
Nadine Clausell
Em 2023, ela se consolidou como uma das personalidades da saúde no Rio Grande do Sul, à frente de uma das mais importantes instituições da área no Estado: o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Nadine Clausell conta o que espera de 2024:
"Que em 2024 se consiga avançar em direção a uma sociedade mais igualitária, com serenidade para aceitar as diferenças, em um convívio harmônico, em busca do melhor para todos, e esse melhor inclui mais educação, mais cultura e mais saúde. Esse é um caminho para que tenhamos uma sociedade moderna, inclusiva e mais feliz."