Carla Estrella Tellini é uma mulher poderosa. Sob seu comando, está o maior grupo gastronômico multimarcas do sul do Brasil, sediado em Porto Alegre, com 17 operações, 293 colaboradores e faturamento estimado em R$ 60 milhões em 2022. Carla é o cérebro, o coração e o pulso do grupo Press, que está celebrando 20 anos, em plena expansão.
São nove marcas consolidadas, entre elas grifes gaúchas como o Press Café, o Bah Restaurante e o Press do Cais.
Em 2002, em parceria com a empresária Jaqueline Meneghetti (hoje à frente do Dionísia, bar de vinhos), Carla idealizou a rede de cafeterias que revolucionaria o segmento na Capital, com baristas especializados e produtos de alta qualidade - incluindo o uso de grãos selecionados, produzidos em uma tradicional fazenda do interior de São Paulo.
Quatro anos depois, cansada de “frequentar restaurantes franceses em casas velhas”, ela inovou outra vez: criou o Press Bar e Restaurante. Em um espaço moderno e sofisticado, apostou em algo meio fora de moda - a “comida de mãe”. Foi um sucesso. E não parou aí.
Em 2008, na contramão da gastronomia étnica, molecular e rebuscada, a executiva lançou o Bah. Seria o abre-alas de um movimento que, pouco depois, alçaria a comida regional ao topo dos mais badalados menus brasileiros. A ideia era simples e disruptiva: valorizar a culinária local com “savoir-faire”. Chique, inovador e emblemático.
A mesma lógica levaria Carla a investir, em 2021, no Cais Embarcadero, criado em uma zona até então abandonada às margens do Guaíba, e a fundar uma rede de xis, no auge dos hambúrgueres gourmet. Ousada, ela nunca teve medo de arriscar.
— Sempre soube o que quis e sempre mergulhei de cabeça. Tudo isso partiu de inquietações genuínas. Tem muita verdade no que construí — resume Carla.
E tem mesmo.
Fábrica de delícias no distrito da inovação
Para dar conta da demanda e garantir qualidade aos produtos à venda na rede, o grupo Press inaugurou, em junho, uma fábrica de doces e salgados em uma área de 650 metros quadrados no 4º Distrito - o bairro da inovação em Porto Alegre. Os números são impressionantes. Em um único mês, o espaço produz 75 mil itens, entre eles o famoso mil folhas, 2,1 toneladas de recheios e massas, 15 mil pães para Ô Xiss e 4,4 mil raviólis e tortéi.
Empreendedorismo feminino
Ao longo desses 20 anos, Carla Tellini ainda vê obstáculos à presença de mulheres na liderança de empreendimentos gastronômicos. O segmento, segundo ela, continua sendo majoritariamente masculino - e preconceituoso.
— A gente percebe que existe machismo e um certo desdém em relação às mulheres empreendedoras. A saída é tocar para frente e não se deixar abater — ensina.
Novidades em gestação
Ainda em julho, deve chegar ao mercado a marca Press do Go. A ideia, segundo Carla, é oferecer à clientela uma “vending machine” (máquina de vendas automática), importada da Espanha, com formato exclusivo e produtos do grupo.
O equipamento terá tela sensível ao toque, máquina de cartão de crédito, geladeira com elevador interno (para entregar o item escolhido ao cliente) e torre de microondas (para os pratos quentes). Ah, e os produtos serão mantidos em embalagens sustentáveis (que se desfazem em seis meses).
Para os amantes do café do Press, haverá ainda uma máquina acoplada ao aparelho, com grãos moídos na hora.
A intenção é instalar o aparato em locais como centros administrativos e universidades.
Além desse projeto, mais adiantado, há outras novidades em fase de elaboração - entre elas, uma churrascaria “raiz”, com carnes assadas no espeto (e não na grelha), e até uma balada.