O médico oncologista, escritor, professor e colecionar de arte Gilberto Schwartsmann é o novo presidente da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa). Seu nome foi anunciado pelo governador Eduardo Leite na noite desta quarta-feira (14). Ele assume o cargo no lugar de Luiz Roberto Ponte, que esteve à frente da entidade de 2018 a 2022.
Natural de Passo Fundo, Schwartsmann é graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduado pela Universidade de Londres e membro da Academia Nacional de Medicina. Além de sua atuação como médico, é conhecido pela sua paixão pelas artes.
Já escreveu diversos livros, crônicas e ensaios para jornais. É dono de um acervo de obras raras e primeiras edições de grandes autores, como a Divina comédia, de Dante Alighieri, e A Ilíada e A Odisseia, de Homero. Foi curador da exposição literária Caminhos de Proust, que marcou o centenário da morte do escritor Marcel Proust, em cartaz na Biblioteca Pública do Estado (BPE) de 2022 até fevereiro deste ano.
Presidiu a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul por dois mandatos e a Associação de Amigos do Theatro São Pedro. Também presidiu a Bach Society Brasil e a Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
O cargo de presidente da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é de livre nomeação e exoneração do governador do Estado. Além de manter a orquestra, a fundação também é responsável pelo Coro Sinfônico da Ospa e pela Escola de Música da Ospa.
Vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac) e fundada em 1950, a Ospa é uma das orquestras mais antigas do Brasil em atividades ininterruptas.