O prefeito Sebastião Melo tomará posse para o seu segundo mandato em cerimônia que será realizada no dia 1º de janeiro, na Usina do Gasômetro. A ideia da prefeitura era realizar o evento na orla do Guaíba e o término da obra de recuperação deste espaço cultural veio a calhar.
Os detalhes da posse serão informados nos próximos dias. Esta será a segunda cerimônia que a Usina receberá.
O primeiro evento, porém, será realizado em 16 de dezembro e marcará a entrega da obra. A reabertura está sendo agendada para as 18h. Um espetáculo artístico está sendo programado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
— Com quatro andares reestruturados, o espaço agora se apresenta com novas condições de infraestrutura, aguardando o momento de ser plenamente utilizado para receber apresentações, exposições e uma série de eventos que fortalecerão ainda mais a cena cultural da cidade — comemora a secretária Liliana Cardoso.
A obra de revitalização da Usina está na fase dos acabamentos. Mesmo com retoques finais, não há o que faça adiar a entrega da reforma. O prédio ganhará iluminação cênica externa, que vai permitir que ele ganhe luzes coloridas dependendo do evento.
Uma obra que ainda precisará ser concluída é a climatização automatizada de algumas salas de andares superiores. Este serviço deverá estar 100% pronto em fevereiro de 2025.
Mesmo com a retomada das atividades no prédio de 1928, o imóvel não poderá ficar aberto de forma permanente. Ainda não há equipe de manutenção e segurança contratada.
Antes de lançar a contratação de uma empresa que ficará responsável por gerir o espaço, a prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cultura, irá produzir e autorizar eventos. O South Summit e as comemorações do aniversário de Porto Alegre são algumas das atrações que já são previstas para o local.
A restauração do prédio foi iniciada em janeiro de 2020 e deveria ter sido concluída em março de 2021. A Usina do Gasômetro está fechada desde novembro de 2017, por causa da falta de atualização do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).
Concessão
A empresa pública São Paulo Parcerias foi contratada pela prefeitura de Porto Alegre para fazer o estudo sobre a concessão. A análise está em andamento. Ela tem até julho de 2025 para concluir as avaliações que está fazendo.
Os estudos ocorrem desde outubro de 2022. O projeto prevê que, por 20 anos, um parceiro faça a operação do local, mantendo o espaço aberto ao público e com acesso gratuito.