Os vereadores de Porto Alegre podem respirar aliviados. A intenção de tomar posse às 7h na Câmara, manifestada durante a apresentação da festa de Ano Novo que está sendo organizada pela prefeitura, não passa de um arroubo do prefeito Sebastião Melo. A posse deve ocorrer mesmo às 15h de 1º de janeiro, na Câmara, para não atrapalhar o Réveillon de ninguém.
O secretário de Comunicação, Luiz Otávio Prates, esclarece que Melo quis dizer que, se dependesse da vontade dele, tomaria posse às 7h, para começar logo o segundo mandato. O presidente da Câmara, Mauro Pinheiro (PP), diz que por ele não seria problema, mas o pedido que está registrado na Câmara é para a sessão começar às 15h.
— Eu, como supermercadista acostumado a ir à Ceasa às 5h da madrugada não teria problema — brincou Pinheiro.
Normalmente, depois da posse formal na Câmara ocorre a transmissão de cargo na sede da prefeitura, com a posse dos novos secretários e os cumprimentos. Melo pretende alterar esse rito. Como está recebendo o cargo dele mesmo, quer fazer um ato ao ar livre, na Orla do Guaíba, no ponto onde eram feitos os resgates durante a enchente.
Até agora, o prefeito anunciou apenas um secretário. É Leonardo Pascoal, atual prefeito de Esteio, que vai comandar a Secretaria de Educação.