O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Anunciada pelo prefeito Sebastião Melo para comandar o gabinete da causa animal, a veterinária Lisandra Ferreira Dornelles corre o risco de perder o posto antes mesmo de assumir. Lisandra foi convidada pela vice eleita, Betina Worm (PL), para o governo municipal, mas aliados do prefeito descobriram publicações antigas de Lisandra no Instagram com cunho esquerdista e estão tentando derrubar a veterinária.
Entre os conteúdos questionados, a veterinária tem postagens que fazem referência a pautas frequentemente associadas com a esquerda, como empoderamento feminino e igualdade de direitos às pessoas LGBT+. Em outros posts, Lisandra faz menção ao "ensinamento de Pepe Mujica", ex-presidente uruguaio, e também sugere voto no PT.
Em 30 de outubro de 2022, data do segundo turno da corrida presidencial entre Lula e Jair Bolsonaro, ela publicou prints da tela do celular com o relógio no horário "13:13", como parte da corrente "Plano de fundo e tela de bloqueio pra dar sorte nas eleições". Nas redes, também circulam fotos de Lisandra fazendo campanha para o vereador Alex Fraga (PSOL).
Por ter sido indicação da vice Betina, que adotou critérios técnicos para a escolha, ainda não há definição se a veterinária será bancada no primeiro escalão do governo. O assunto chegou ao prefeito Melo, que não tem decisão sobre o que vai fazer a respeito. O que se sabe até aqui é que o caso provocou desconforto na base alinhada à direita, que questiona a nomeação para a prefeitura.
Lisandra presidiu o Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS (CRVM-RS) entre 2018 e 2021, e atua na área da odontologia veterinária.
A coluna tentou contato com Betina, que optou não se manifestar sobre o tema neste momento por haver muita especulação a respeito. Já a equipe de Melo, por enquanto, apenas confirma que o assunto chegou até eles.