A companhia aérea portuguesa TAP confirmou que retomará o voo direto entre Porto Alegre e Lisboa a partir de abril de 2025. Até há possibilidade desse retorno ocorrer antes, mas a própria empresa considera ser improvável.
Serão três operações semanais, às terças, quintas e sábados, com capacidade de transportar até 335 pessoas. A TAP não informou a partir de quando os clientes já começarão a comprar as passagens com o voo direto.
Outra confirmação repassada pela companhia aérea é que os voos já existentes para Florianópolis serão mantidos. A operação foi criada a partir de setembro, por causa do fechamento do aeroporto Salgado Filho.
Demais voos
Das companhias aéreas que realizavam voos internacionais antes da enchente, a TAP era a única que ainda não havia confirmado oficialmente o retorno. A partir de 19 de dezembro, a Copa Airlines retoma a rota direta para a Cidade do Panamá a partir do aeroporto Salgado Filho. O voo terá frequência de três vezes por semana.
Em janeiro, a Latam voltará a oferecer voos para Lima, no Peru, e Santiago, no Chile. Já a Aerolíneas Argentinas decidiu alterar a data de início da retomada das suas operações na capital gaúcha. Os pousos e decolagens ocorrerão a partir de 3 de março.
Obras
Em 15 de dezembro, enfim, as obras de recuperação do aeroporto serão concluídas. O asfalto da pista já foi todo substituído. Nos próximos dias, serão finalizadas as etapas de pinturas das faixas de tráfego dos aviões e a instalação dos instrumentos de auxílio à navegação aérea.
Desde quarta-feira (27), o check-in doméstico e o despacho de bagagens retornaram ao seu local original, no terminal de passageiros. A área do check-in internacional, utilizada desde julho para o atendimento aos passageiros de voos em solo brasileiro, ficará novamente exclusiva para os voos para o exterior.