Um novo trecho da duplicação da BR-116 será liberado ao tráfego na próxima semana, em Guaíba. Serão mais seis quilômetros que passarão a ser usados.
A obra estava praticamente pronta. Porém, faltava fazer a conexão do trecho novo com o que já era utilizado, além da sinalização da pista.
Uma empresa que executa serviços para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na região está finalizando o serviço. Até abril, a obra entre Eldorado do Sul e Barra do Ribeiro era de responsabilidade do Exército.
Porém, com a enchente de maio, o Comando Militar do Sul destinou suas equipes para ajudar os municípios atingidos. Com a duplicação parada nesta região, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o batalhão das Forças Armadas decidiram encerrar a parceria.
A autarquia federal informa que uma nova empresa será contratada, a partir do primeiro semestre do ano que vem, para concluir a duplicação nos sete quilômetros restantes que o Exército não chegou a finalizar. A expectativa é que, quando a duplicação for retomada no trecho, serão necessários 12 meses de trabalho.
Com esta nova entrega, a duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, terá aproximadamente 170 quilômetros do trecho liberado. Isso representa 80% da pista já em uso.
Ainda restam entregar 43 quilômetros duplicados. Destes, pouco mais de 10 quilômetros ficam em Guaíba, na região do bairro Pedras Brancas.
A duplicação da BR-116 ocorre desde 2011. Inicialmente, a previsão de entrega era em 2014.