Parada há mais de dois anos, a duplicação de 50 quilômetros da BR-116, entre Guaíba e Tapes, finalmente começa a ser retomada. Quem garante é o Exército, que em meados do ano passado assumiu a responsabilidade pela obra e no início desta semana começou a mobilizar militares e equipamentos para a região. A instituição recebeu R$ 30 milhões em dezembro para retomar os trabalhos.
Atualmente, cinco dos nove lotes da BR-116 no Rio Grande do Sul estão com obras em andamento. Os trabalhos estão paralisados nos lotes 1,2,3 e 8. O Dnit no Estado informou que os aditivos dos trechos 3 e 8 estão em tramitação:
— Estimamos que as obras nesses dois lotes sejam retomadas ainda em 2019 — afirmou o superintendente do Dnit no Estado, Allan Magalhães Machado.
De acordo com o Coronel Rogério Siqueira, comandante do 4° Grupamento de Engenharia do 1° Batalhão Ferroviário, localizado na cidade catarinense de Lages, foram enviado a Guaíba 25 militares que, desde segunda-feira (8), montam os quartéis provisórios para receber a equipe que executará a obra:
– Empresas normais contrataram os funcionários no local da construção. A gente precisa deslocar nosso pessoal e, por isso, temos essa etapa inicial de preparar os alojamentos para recebê-los em boas condições. Teremos dois alojamentos, um no centro da cidade e outro na beira da estrada. Eles contarão com cozinha, banheiro, etc.
Até meados de fevereiro, data em que as obras efetivamente devem começar, o Exército espera contar com 100 militares para trabalhar na duplicação. A previsão é de que até junho o total de efetivo seja de 300 pessoas, e que esses homens permaneçam no local durante o período de construção, que está previsto para levar 38 meses. O prazo inclui obras paralelas previstas, como drenagem, sinalização horizontal e vertical e construção de viadutos.
– Esse deslocamento de pessoal é gradativo, ocorre conforme o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) for liberando os recursos para a obra. O efetivo virá do 1° Batalhão Ferroviário de Lages e teremos também um reforço do 2º Batalhão Ferroviário de Araguari (Minas Gerais) – explica Siqueira.
Esse deslocamento de pessoal é gradativo, ocorre conforme o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) for liberando os recursos para a obra.
CORONEL ROGÉRIO SIQUEIRA
Comandante do 4° Grupamento de Engenharia do 1° Batalhão Ferroviário
A duplicação dos lotes 1 e 2, que somam 50,8 quilômetros e ficam entre os municípios de Guaíba e Tapes, inicialmente era de responsabilidade da construtora Constran S/A, porém foi repassada aos militares no final do ano passado após a empresa entrar em recuperação judicial e não conseguir obter o seguro garantia para retomar o contrato com o Dnit. Na ocasião, o governo do Rio Grande do Sul fez a proposta ao Exército, que acatou o pedido.
Os trabalhos no lote 1, inciados em maio de 2013, contam atualmente com 62% dos serviços previstos finalizados. Ainda falta concluir o viaduto de Barra do Ribeiro, a travessia urbana de Guaíba e a pavimentação de 24 quilômetros. Já o lote 2 conta com 70% dos serviços finalizados - resta, ainda, a terraplenagem e a pavimentação de todo o lote. O custo total da obra de finalização da duplicação é calculado em R$ 207 milhões.
A obra
Rodovia: BR-116 / RS
Segmento: km 300,54 – km 351,34
Extensão: 50,80 quilômetros
Lote: 1 e 2