Faltam três semanas para que as viagens de trem voltem a chegar até o centro de Porto Alegre. Em 24 de dezembro, as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado serão reabertas aos passageiros.
A frequência de passagem entre um trem e outro será mantida em 12 minutos no horário de pico pelos próximos meses. Em tempos normais, o intervalo entre viagens é de 4 minutos.
O espaçamento não reduz porque primeiro é preciso aumentar a quantidade de energia fornecida aos veículos. De acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, só será possível diminuir a distância entre os veículos quando as obras de reconstrução avançarem mais.
— A questão crucial na redução do intervalo entre os trens é a energia. Nós vamos restabelecer o sistema no dia 24, com intervalo de 12 minutos. Entre janeiro e fevereiro, é um período de queda de demanda, quando as viagens em horário de pico já aumentavam para 12 minutos. A nossa ideia é que, em março, com as melhorias que vierem até lá, a gente consiga reduzir (as viagens) para 10 ou até 8 minutos - projeta Garcia.
As obras de reconstrução seguirão ao longo de 2025 na Trensurb. A expectativa da empresa é que, até o fim do ano que vem, seja possível realizar todas as intervenções necessárias, quando será possível voltar a fornecer intervalo de quatro minutos entre os trens.