A obra de Aldo Locatelli, um mural de 50 metros quadrados, que toma conta de uma das paredes do antigo terminal de passageiros do aeroporto Salgado Filho estaria sob risco iminente. O alerta foi feito pela Associação Victorino Fabião Vieira.
A entidade trabalha na restauração de prédios históricos e conseguiu autorização da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura para buscar patrocínio para recuperar a obra do artista italiano. A associação tem até o final do ano para angariar R$ 709 mil por meio de patrocínios ou doações.
O projeto busca realizar ações emergenciais para conservação do mural intitulado A Conquista do Espaço. Segundo a associação, o objetivo é salvaguardar esta "importante obra de arte" que está "em risco iminente".
O antigo terminal de passageiros foi afetado pela enchente de maio. A Fraport realizou a limpeza do prédio.
Além disso, a concessionária informa que sempre buscou preservar o acesso à obra. Porém, a enchente de maio acarretou graves danos às infraestruturas do aeroporto e também à obra de arte, que sofreu deterioração em sua pintura, devido ao longo período de exposição à umidade.
A concessionária vem pleiteando subsídio através da Lei Rouanet para realização de ações emergenciais para recuperar obra, juntamente com a Associação Victorino Fabião Vieira.
O prédio permanece fechado, recebendo obras. Em abril de 2025, o imóvel receberá a CasaCor RS - um dos principais eventos de arquitetura e paisagismo da América Latina.
A Fraport tem planos de utilizar a área do antigo terminal de passageiros. Mas o imóvel não pode ser demolido porque a obra de arte é tombada pelo patrimônio histórico. O painel não pode ser removido, pois é uma pintura feita diretamente na parede.