Não é força de expressão. O mural de 50 metros quadrados que desde 1953 estampa o hall do antigo Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, será o centro dos holofotes em um dos principais eventos de arquitetura e paisagismo da América Latina — a CasaCor RS — em abril de 2025. Além de receber iluminação especial, A Conquista do Estado será alvo de uma reparação histórica.
Desde 1953, quando foi pintada na parede do velho terminal (desativado em 2019), a obra é lembrada apenas pela genialidade de um grande artista italiano: Aldo Locatelli, que espalhou sua arte pelo Rio Grande do Sul.
Embora ele de fato tenha concebido e assinado o desenho, não foi o único a pintá-lo. Outros dois colegas, de mesma nacionalidade, atuaram na empreitada: Attillio Pisoni, que permaneceria por seis meses no Brasil e retornaria à terra natal, e Emilio Sessa, que viveria por 17 anos em terras rio-grandenses com a família, deixando uma legião de amigos e um legado de beleza por onde passou.
Filho de Sessa, o arquiteto Franco Sessa, que vive em Porto Alegre, emociona-se até hoje ao observar a grandiosidade da criação, patrimônio da capital gaúcha.
— Lembro de ver o pai trabalhando lá em cima, naqueles andaimes enormes. Isso me impressionava muito. Eu era um gurizinho — conta Franco.
Foi Emilio quem chegou primeiro ao Estado, em 1948, aos 35 anos, para pintar a Catedral de Pelotas por recomendação de Dom Angelo Roncalli, mais tarde Papa João XXIII. Ele veio avaliar o serviço e voltou a Bergamo para buscar a família e os parceiros.
— Meu pai e Locatelli eram muito próximos, sempre pintavam juntos. Foram até compadres — recorda Franco.
O famoso painel do aeroporto, executado a seis mãos e restaurado em 2011, é fruto dessa amizade. Ainda hoje preservado (apesar do impacto da umidade na enchente de maio), o mural faz referências à história da aeronáutica, retratando desde Leonardo da Vinci (que no século 15 projetou uma máquina voadora) até Santos Dumont (conhecido no Brasil como Pai da Aviação).
Setenta e dois anos após a conclusão do trabalho, Locatelli, Sessa e Pisoni serão homenageados na CasaCor RS. Sua obra estará, outra vez, aberta à visitação pública, de graça, no salão de entrada, onde será protagonista.
— Quando soube disso, fiquei muito feliz. Não só pelo meu pai, que já é falecido (Emilio morreu em 1991), mas porque o painel é parte da história da cidade. Merece ser visto e valorizado e bem cuidado — destaca Franco
Sobre a CasaCor RS no aeroporto
- Depois de meses embaixo d’água, o antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está em obras, passando por uma metamorfose.
- Com R$ 3 milhões em investimentos apenas na infraestrutura, 5 mil metros quadrados de área no térreo serão recuperados pela CasaCor RS, prevista para abril de 2025.
- Originalmente marcada para setembro deste ano, a inauguração teve de ser postergada devido à catástrofe climática no RS.
- Construído em 1953, o terminal não recebe voos desde 2019 e, devido à enchente, as entradas principais foram fechadas.
- Serão meses de trabalho para criar 40 ambientes de visitação, além de restaurante, cafeteria, lojas, galeria de arte e exposição de design.
- O projeto do hall onde fica o painel A Conquista do Espaço está a cargo da arquiteta Caroline Kreling, que já realizou estudos no local e promete fazer do mural o centro das atenções.