A pista do aeroporto Salgado Filho precisou ser fechada, na tarde desta quinta-feira (21). Um avião da Azul, que decolou em direção a Campinas, por volta das 16h15, teve de retornar logo após a decolagem.
As primeiras informações apontam que houve um problema no trem de pouso. O piloto declarou emergência e retornou ao Salgado Filho. Antes disso, ele fez manobras no ar para aliviar o peso do combustível.
A movimentação foi registrada pelo canal Camera Aeroporto Porto Alegre BrAmigos. Após o pouso, bombeiros inspecionaram o avião. A aeronave precisou ser rebocada.
Segundo a Fraport, a pista ficou fechada por menos de uma hora. Ninguém ficou ferido.
Enquanto a pista ficou inacessível, dois aviões precisaram esperar em solo para decolar. Outras três aeronaves ficaram orbitando o aeroporto aguardando orientações de pouso.
Em outubro, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiu em uma ave nas proximidades do aeroporto Salgado Filho. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou o episódio e disse que o fato envolveu um pássaro de pequeno porte.
Apesar da ocorrência, o avião não sofreu qualquer avaria. Também não foi necessário realizar pouso forçado. A tripulação apenas decidiu pousar na Base Aérea de Canoas em virtude da proximidade do horário do pôr do sol.
Nota da Fraport
O voo AD2428 com destino a Campinas/SP declarou emergência, hoje (21/11) às 16h29. O piloto fez manobras no ar para aliviar o peso do combustível e pousou em segurança no aeroporto de Porto Alegre às 17h07, com acompanhamento dos bombeiros, conforme procedimento padrão. Às 17h30 a aeronave foi rebocada para manutenção. Após a liberação, a operação foi retomada sem anormalidades.