O avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Aeronáutica, que está em Porto Alegre, sofreu um incidente na tarde de terça-feira (8). A aeronave colidiu em um ave nas proximidades do aeroporto Salgado Filho.
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou o episódio e disse que o fato envolveu um pássaro de pequeno porte durante voo de restabelecimento do localizador da pista 11. Apesar da ocorrência, o avião não sofreu qualquer avaria.
Também não foi necessário realizar pouso forçado. A tripulação apenas decidiu pousar na Base Aérea de Canoas em virtude da proximidade do horário do pôr do sol, já que a inspeção citada deve ser realizada durante o dia.
Tanto é que, durante a quarta-feira, a aeronave executou os voos previstos no local sem impacto no monitoramento do aeroporto. Entre segunda e esta quinta-feira, o avião faz a inspeção nos equipamentos chamados de PAPI (do inglês Precision Approach Path Indicator) do aeroporto.
O aparelho auxilia o pouso e a decolagem, desde que haja visibilidade, e está sendo testado para confirmar a liberação de voos no local. Luzes laterais mudam de cor conforme o ângulo de aproximação do avião. Indicam se a “rampa de aproximação está mais alta ou baixa”. Após essa atividade, os registros dos equipamentos são analisados para que o um documento de homologação seja emitido.
Confirmação
Enquanto isso, as obras na pista do aeroporto prosseguem. A Fraport confirma que não há risco de adiamento da data de reabertura de voos no Salgado Filho, que está agendada para 21 de outubro.