Entre terça e quarta-feira da próxima semana (01 e 02/10), um avião dará voltas no céu de Porto Alegre. Sempre que estes movimentos acontecem, chamam a atenção na cidade.
A aeronave faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Aeronáutica. Ela fará a inspeção nos equipamentos chamados de PAPI (do inglês Precision Approach Path Indicator). Essa atividade estava marcada para ocorrer a partir de 18 de setembro, mas houve adiamento.
O aparelho auxilia o pouso e a decolagem, desde que haja visibilidade. Luzes laterais mudam de cor conforme o ângulo de aproximação do avião. Indicam se a “rampa de aproximação está mais alta ou baixa”.
A vistoria ocorrerá ainda durante as obras de recuperação do asfalto da pista do aeroporto. O objetivo é acelerar a retomada do Salgado Filho, fechado desde 3 de maio. Mesmo que a inspeção seja concluída na próxima quarta-feira, a data de reabertura do aeroporto segue mantida daqui a 23 dias, em 21 de outubro.
"A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que os voos de inspeção do PAPI do Aeroporto Salgado Filho devem ser concluídos no dia 02 de outubro e que o processo de homologação seguirá adiante até que todas as instituições envolvidas forneçam o aval final", informou a assessoria da Aeronáutica.
Até 16 dezembro, quando pretende retomar a operação plena do Salgado Filho, a administradora do terminal espera já ter em funcionamento o ILS-CAT II - equipamento que auxilia os pousos em condições atmosféricas adversas como cerração.
Recorrente
Não é a primeira vez que esse avião faz essas manobras na Capital. Uma das últimas vezes foi em outubro de 2022. Na ocasião, o Geiv testou os equipamentos de auxilio à navegação aérea do Salgado Filho, o chamado ILS (sigla em inglês, Instrument Landing System, ou sistema de pouso por instrumentos). Antes disso, em 2018, e no ano anterior, testes semelhantes também foram realizados na região.