Dentro do cronograma de retomada das operações do aeroporto Salgado Filho, um avião dará voltas no céu de Porto Alegre em breve. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que os testes que vão autorizar os pousos e decolagens na capital gaúcha deverão ocorrer entre 18 de setembro e 15 de outubro.
O veículo faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Aeronáutica. A aeronave fará a inspeção nos equipamentos chamados de PAPI (do inglês Precision Approach Path Indicator).
O aparelho auxilia o pouso e a decolagem, desde que haja visibilidade. Luzes laterais mudam de cor conforme o ângulo de aproximação do avião. Indicam se a “rampa de aproximação está mais alta ou baixa”.
A vistoria ocorrerá ainda durante as obras de recuperação do asfalto da pista do aeroporto. O objetivo é acelerar a retomada do Salgado Filho, fechado desde 3 de maio.
Mesmo que a inspeção seja concluída em 15 de outubro, a coluna apurou que a Fraport mantém a data de reabertura do terminal seis dias depois, já que há necessidade de se cumprir com publicações informando as companhias aéreas sobre o resultado das aferições.
O assunto vem sendo discutido com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da FAB, Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e Fraport. Até 16 dezembro, quando pretende retomar a operação plena do Salgado Filho, a administradora do terminal espera já ter em funcionamento o ILS-CAT II - equipamento que auxilia os pousos em condições atmosféricas adversas como cerração.
Um mês
As obras de recuperação da pista do aeroporto completam 30 dias nesta segunda-feira (12). Já foi possível concluir a remoção do asfalto no trecho que será usado a partir de outubro no Salgado Filho.