Depois de ter anunciado que o aeroporto Salgado Filho deverá ser reaberto parcialmente em 21 de outubro, a Fraport confirma que os voos internacionais do terminal poderão já ocorrer em 16 de dezembro. Essa também é a data prevista para a retomada da operação integral das atividades.
A definição do dia não significa que já nesta data será possível ter voos internacionais no Salgado Filho. Esse movimento depende do interesse das companhias aéreas em oferecer estas viagens.
Além disso, as empresas ainda não podem vender passagens. Primeiro, a Agência Nacional da Aviação Civil precisa publicar um documento, chamado de Notam - Notice to Airman -, que informa a partir de quando o aeroporto voltará a receber voos.
Também é aguardado que o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), da Força Aérea Brasileira, informe a capacidade temporária de pousos e decolagens do Salgado Filho. A Fraport já ingressou com o processo de reabertura do aeroporto na Anac.
Quando a autarquia aprovar, o CGNA irá declarar a capacidade em seguida. Há expectativa que, quando as passagens voltarem a ser vendidas, os preços reduzam por causa da oferta maior de voos.
21 de outubro
Entre 21 de outubro e 16 de dezembro, o Salgado Filho irá operar com capacidade reduzida. Dos 3,2 quilômetros de pista, aproximadamente 1,7 quilômetro deverá estar liberado para pousos e decolagens.
Como não será possível receber aeronaves maiores, num primeiro momento voos de Porto Alegre para São Paulo e Rio de Janeiro deverão ser priorizados.
O aeroporto terá seis posições no pátio para receber aeronaves de forma simultânea. O horário de funcionamento do terminal deverá ser entre 10h e 22h.