Se depender da Fraport, o aeroporto Salgado Filho será reaberto em 21 de outubro, com pista reduzida. A data já foi comunicada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica.
A obra de recuperação da pista do aeroporto, porém, vai terminar antes. Quando os trabalhos forem finalizados, o Decea precisa ser chamado para realizar testes no Salgado Filho.
Segundo a Fraport, a Aeronáutica já se comprometeu a iniciar as avaliações necessárias tão logo seja acionada. Um dos testes que irá ocorrer é o sobrevoo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ele faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv). A aeronave fará a inspeção e aferição dos equipamentos que auxiliam a navegação aérea no aeroporto Salgado Filho.
Venda de passagens
A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) disse que a comercialização dos bilhetes ocorrerá após vistoria e liberação de pista pela Agência Nacional da Aviação Civil. Mas, com a definição da data de reabertura, o governo federal busca convencer as companhias a antecipar a venda.
Obras na pista
Desde 13 de julho, o asfalto atingido pela enchente está sendo removido. Na área de circulação de aeronaves já é possível perceber que o novo pavimento já está sendo aplicado.
Quase três meses
O aeroporto está fechado para pousos e decolagens há 87 dias. Em 15 de julho, a Fraport retomou os embarques e desembarques no Salgado Filho. Os voos seguem ocorrendo na Base Aérea de Canoas.