A semana terá uma série de reuniões que poderão definir ou, ao menos, engatilhar quando iniciará a venda de passagens para o aeroporto Salgado Filho, que passa por reformas para consertar os estragos da inundação de Porto Alegre. Há uma forte expectativa, pois está chegando a época de pré-venda de bilhetes para viagens de lazer de final de ano e de férias.
A ideia da Fraport é retomar os voos parcialmente em 21 de outubro e totalmente em dezembro. As companhias, por meio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), dizem que a comercialização ocorreria somente após vistoria da pista e liberação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A agência reguladora, porém, entende que a venda deveria ocorrer assim que houver oficialização da data de reabertura e publicação da declaração de capacidade do aeroporto, o que fica a cargo da Fraport. Já o governo federal quer antecipar os movimentos pelo seu efeito em cascata na economia gaúcha, especialmente no turismo. O governo federal tenta que a comercialização das passagens comece ainda em agosto, com negociações que incluem o ministro de Portos e Aeroportos, Silvo Costa Filho.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna