A Infraero se comprometeu a investir nos aeroportos de Vacaria, Canela e Torres caso o governo gaúcho repassasse a outorga, o que ocorreu recentemente. O governo federal chegou a projetar o início de voos comerciais em agosto, o que ajudaria especialmente enquanto o aeroporto de Porto Alegre segue fechado. Nesta semana, a Infraero disse aguardar tramitação no Ministério de Portos e Aeroportos. A coluna questionou o ministro Silvio Costa Filho durante a entrevista no Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Assista acima e confira trechos abaixo.
Quando a Infraero assumirá os aeroportos?
Tenho conversado com o presidente Infraero, Rogério Barzellay. Há um esforço para que possamos atender esses aeroportos. Não vou entrar em politização, porque em algum momento ficou claro que o governo do Estado queria politizar esse tema. Não é hora de briga, de arenga, de tensionamento. É hora de unidade para ajudar o Brasil e o Rio Grande do Sul. A Infraero já montou uma força-tarefa, um plano estratégico e vai poder iniciar as operações. Nosso esforço é para ampliar a malha aérea regional. Estamos requalificando alguns aeroportos, reestruturando o de Caxias do Sul. Canoas tem funcionado muito bem.
Onde está parado o repasse da outorga?
O governo (do Estado) já devolveu os aeroportos para a Infraero. Agora, de posse desse ofício do governador (Eduardo Leite), a Infraero está mobilizando para poder iniciar as operações.
Colaborou Kyane Sutelo
Ouça a entrevista na íntegra:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna