Foi atendido o pedido para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) autorizasse o uso do dinheiro da linha de crédito para reconstrução em endereço diferente do atual da empresa atingida pela enchente. Isso servirá de estímulo para que os negócios se transfiram para áreas sem risco de inundação. Podem ser no mesmo ou em municípios diferentes da sede do CNPJ, mas desde que sejam dentro do Rio Grande do Sul.
O valor é destinado para obras de construção civil, direcionado a empresas que tiveram os imóveis afetados pela água. A mudança no critério já foi informada aos bancos repassadores dos financiamentos por meio de uma circular do BNDES, valendo inclusive para operações já contratadas.
A solicitação havia sido encaminhada ao BNDES pelo vice-governador Gabriel Souza. Presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC Vale do Taquari), Angelo Fontana reforçava a importância da medida até mesmo para que os trabalhadores não desistissem dos empregos. O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, também destaca a importância desta alteração porque há empresas que precisam mesmo ser realocadas por estarem em áreas de grande risco.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna