Na próxima semana, a Fraport divulgará uma projeção sobre quando a pista do aeroporto Salgado Filho poderá retomar pousos e decolagens. O laudo que avaliou as condições de solo será apresentado ao governo federal e já se sabe que obras precisarão ocorrer.
Enquanto isso, a Base Aérea de Canoas, seguirá recebendo mais voos comerciais. A previsão é que, até o final do mês, o espaço da Aeronáutica esteja funcionando 24 horas por dia.
Mas o que irá ocorrer quando o Salgado Filho poderá receber as primeiras aeronaves? De acordo com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), os voos na Base Aérea são "uma operação contingencial".
Dessa forma, quando o Salgado Filho puder voltar a ter voos, a estrutura montada em Canoas deverá ser desmontada. Porém, essa decisão poderá ser revertida. Tudo vai depender da capacidade de aeronaves que poderão pousar no aeroporto em Porto Alegre.
Essa operação conjunta também é complexa. As duas pistas são muito próximas. Para que a alternativa seja avaliada será necessário consultar o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Por causa da enchente, o Salgado Filho está fechado desde três de maio. Na próxima segunda-feira (15), a Fraport retomará os embarques e desembarques no Salgado Filho. Os voos seguirão ocorrendo na Base Aérea de Canoas e os guichês de atendimento das companhias aéreas no Park Shopping Canoas serão desmontados.