A Fraport já tem uma ideia das condições da pista do aeroporto Salgado Filho. Parte das análises do solo, que ficou alagado por vários dias, já foi compartilhada pelas empresas que fizeram os estudos.
O laudo final será entregue até segunda-feira (15). Mas o que já foi possível saber é que boa parte da pista terá de ser refeita, conforme a administradora do aeroporto previa.
O assunto é tratado com sigilo pela empresa. O resultado será apresentado de forma detalhada ao governo federal na semana que vem.
Se tudo correr bem, a expectativa da Fraport é poder concluir a obra antes do fim do ano. Mesmo com os serviços em andamento, será apresentada a possibilidade de não iniciar os trabalhos em parte da pista, o que poderia permitir que aviões já consigam pousar no aeroporto.
Dessa forma, a Fraport irá se preparar para que o Salgado Filho já tenha voos entre outubro e dezembro. Porém haverá algumas condicionantes, que serão esclarecidas pela Fraport na reunião de terça-feira.
Por causa da enchente, o terminal está fechado desde três de maio. Na próxima segunda-feira, a Fraport retomará os embarques e desembarques no Salgado Filho. Os voos seguirão ocorrendo na Base Aérea de Canoas e os guichês de atendimento das companhias aéreas no Park Shopping Canoas serão desmontados.