A Base Aérea de Canoas poderá receber novos voos. A aprovação foi dada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta quarta-feira (10).
Com a autorização, o espaço da Aeronáutica poderá ter até 13 pousos e 13 decolagens por dia. Por semana, será possível ampliar os voos semanais de 49 para 87.
Os novos horários estarão concentrados às 7h30 e às 21h. A previsão da Anac é que estes voos estarão disponíveis em até 15 dias, mas essa confirmação depende das companhias aéreas.
A expectativa é que seja possível transportar 35 mil passageiros por semana. O objetivo é tentar minimizar o impacto do fechamento do Salgado Filho. No dia do fechamento do terminal, em 3 de maio, o aeroporto recebeu 95 voos de partida e 96 voos de chegada.
Reparo na pista
Foi aberta a disputa para recuperar a pista da Base Aérea de Canoas. Duas empresas se apresentaram para participar da licitação. As propostas estão aguardando julgamento da comissão julgadora. A Aeronáutica prevê investir até R$ 1,66 milhão. O prazo de vigência do contrato será definido a cada etapa e irá demorar ao menos três meses.
A Base Aérea vem recebendo voos comerciais desde 27 de maio. Desde 30 de junho, também recebe voos noturnos.
A pista da Base Aérea também tem sofrido com alagamentos. Em junho, a chuva causou acúmulo de água no pátio onde os passageiros embarcam e desembarcam das aeronaves. Em maio, uma das cabeceiras da pista também foi alagada pelo volume de chuva. Na ocasião, os voos foram mantidos na outra cabeceira, que estava seca.