Enfim, a gruta de Maria Degolada, localizada na zona leste de Porto Alegre, vai ser revitalizada. A prefeitura de Porto Alegre anunciou a empresa que irá executar o serviço.
A Cladera Arte e Design assinou contrato com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Ela irá realizar a recuperação da pequena gruta, ao custo de R$ 26 mil. Os trabalhos vão durar 90 dias.
A obra é aguardada desde o ano passado. O recurso está disponível desde junho de 2023.
A gruta será limpa e pintada, sendo que serão executados ainda pequenos reparos, como troca de telhas e consertos no portão. Um mosaico artístico com a indicação de que existe no local o espaço de devoção será instalado na entrada — este foi um pedido da comunidade.
Além disso, será feita uma obra com a representação do rosto de Maria Francelina. A peça, que deverá ter cerca de 40 centímetros de diâmetro, ficará exposta na gruta depois da revitalização.
O espaço de devoção presta homenagem a uma vítima de feminicídio — Maria Francelina Trenes, assassinada pelo namorado, um policial militar, em 12 de novembro de 1899. Popularmente, a personagem que povoa o imaginário das pessoas ficou conhecida como Maria Degolada.
A gruta está localizada em um beco junto à Rua Irmã Nely, na lateral da Pequena Casa da Criança, na Vila Maria da Conceição. O espaço é procurado por pessoas que fazem orações e pedidos.
Há imagens de Cristo, Nossa Senhora Aparecida, Iemanjá, entre outras, além de flores e restos de velas. O local das orações é pintado de azul e tem uma pequena grade no entorno. Placas com agradecimentos por graças alcançadas estão anexadas em muros, algumas com datas antigas, de anos como 1942, 1948, 1952, 1960, 1961, 1964 e 1983.