Chamou a atenção das pessoas um avião que sobrevoou Porto Alegre na terça-feira (4). Além de ficar permanentemente no céu da Capital, a aeronave foi vista fazendo manobras diferenciadas.
O avião não portava logotipo das tradicionais empresas aéreas que frequentam o aeroporto Salgado Filho. No site FlightRadar24 foi possível identificar o trajeto percorrido e a identificação FAB3604.
A aeronave pertence à Força Aérea Brasileira (FAB) e faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv). Ela é responsável por fazer inspeção e aferição dos equipamentos que auxiliam a navegação aérea no Brasil. De acordo com a Fraport, essa é uma atividade de rotina.
O avião estava em Porto Alegre para fazer uma inspeção luzes de aproximação da pista (PAPI - Precision Approach Path Indicator). Segundo o comando da Aeronáutica, a aferição verifica a qualidade dos sinais destes equipamentos em voo, fazendo análises, medições e, quando necessário, correções para que atendam aos parâmetros previstos.
"A Inspeção em Voo de Equipamentos e Procedimentos Operacionais garante a qualidade e a segurança dos serviços prestados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) ao aferir regularmente todos os equipamentos de auxílio à navegação aérea, aproximação e pouso do Brasil", informa nota da FAB.
Não é a primeira vez que esse avião faz essas manobras na Capital. Uma das últimas vezes foi em abril. Na ocasião, o Geiv testou os equipamentos de auxilio à navegação aérea do Salgado Filho, o chamado ILS (sigla em inglês, Instrument Landing System, ou sistema de pouso por instrumentos).
Antes disso, em 2018, e no ano anterior, testes semelhantes também foram realizados na região.