Mais de 130 carros e motos serão oferecidos em novo leilão do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). O certame será realizado em Canoas, em 26 de outubro, às 10h.
O processo ocorrerá pela internet. A visitação pública ocorrerá entre 20 e 24 de outubro. Neste momento será possível avaliar as condições físicas dos veículos.
Um dos destaques desta edição é Renault Logan Authentique, modelo 2020. O veículo branco, movido a álcool e gasolina, tem preço mínimo fixado em R$ 17,6 mil. De acordo com especificação do edital, não há alterações no carro.
Outro é um Chevrolet Onix 1.0, modelo 2019. O veículo preto, movido a álcool e gasolina, é ofertado a R$ 25,5 mil.
Os veículos ofertados em leilão são recolhidos aos depósitos do Detran em diversas situações, desde infração de trânsito até determinação policial ou judicial. Eles ficam à disposição do proprietário ou da autoridade que solicitou a remoção.
Conforme a legislação, depois de 60 dias parado em depósito, sem que haja interesse dos proprietários, o Detran credencia o veículo no processo de venda.
O dinheiro arrecadado no leilão é usado para cobrir os débitos dos veículos, seja com IPVA, multas, custos da remoção e depósito, entre outros. Se sobrar saldo remanescente do leilão, o montante fica à disposição do antigo proprietário.
Cuidado com falsos leilões
Golpistas estão usando sites com a marca do Detran e até endereços de internet parecidos. A indicação de Centros de Remoção e Depósito (CRDs) credenciados nos anúncios também pode induzir ao erro. Dessa forma, o Detran alerta que é importante entrar em contato com os CRDs e com o Detran antes de fazer qualquer tipo de transação.