Porto Alegre está mais perto de ampliar negócios e viagens. A tão aguardada ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho está concluída. A Fraport aguarda uma vistoria por parte da Agência Nacional da Aviação Civil para saber se precisará fazer alguma adequação.
Iniciadas em março de 2018, as obras foram retomadas há aproximadamente 180 dias, depois de terem ficado cinco meses paradas. De lá para cá, o consórcio HTBM - contratado pela Fraport - finalizou os serviços nos 920 metros de nova pista. Também foi construída a área de escape das aeronaves.
Agora, a Fraport providencia a organização dos equipamentos que auxiliam pousos e decolagens, o chamado CAT-II. Esse sistema foi instalado em 2014 e diminuiu consideravelmente os transtornos ocasionados pela neblina. Ele fica bem no local onde as obras ocorreram, motivo pelo qual precisou ser retirado.
A instalação dos instrumentos de auxílio à navegação aérea deverá ocorrer ainda no mês de março. Concluída essa etapa, faltará ainda a realização de testes e a homologação por parte do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Há expectativa que ainda no primeiro semestre seja possível concluir todos estes procedimentos.
Entrega com atraso
A obra precisou parar em abril por causa da demora no reassentamento das famílias da Vila Nazaré. Somente em julho de 2021, a remoção foi concluída.
Contratualmente, a ampliação da pista deveria ter sido finalizada em dezembro de 2021. Mas, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) autorizou a prorrogação dos trabalhos em mais oito meses.
Sobre a nova pista
Ao todo, a pista tem agora 3,2 quilômetros, o que irá favorecer mais rotas internacionais a partir de Porto Alegre. O desembarque de aviões de carga maiores permitirá ampliar o transporte de mercadorias.
Chama a atenção que o trecho ampliado não tem taxiway - a faixa que é usada para que as aeronaves possam manobrar e se deslocar até o terminal de passageiros. Segundo a Fraport, essa pista paralela não é necessária neste momento. A obra será avaliada, de acordo com o aumento das operações.
Sobre a área de escape
Diferente de outros aeroportos, que tem a chamada Resa em concreto, a área de escape foi construída com grama, com 240m de comprimento e 150m de largura.
Último compromisso
A ampliação da pista é a última obrigação contratual referente à obras que a Fraport tem com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). Vencedora do leilão realizado em março de 2017, a empresa deverá operar na Capital até 2043, com possibilidade de prorrogação de contrato por mais cinco.
Sonho de duas décadas
O novo terminal do aeroporto foi inaugurado no segundo semestre de 2001. Já naquela data se discutia a necessidade de que o Rio Grande do Sul tivesse um local mais adequado para receber aeronaves de grande porte, o que traria benefícios econômicos proveniente das exportações de produtos gaúchos.