Quem costuma optar por usar o aeroporto Salgado Filho, nas primeiras horas da manhã está enfrentando um problema maior nos últimos dias. A cerração tem ocasionado transtornos.
Em 2014, depois de 15 anos de espera, o aeroporto ganhou o sistema chamado ILS CAT II. Desde então, os frequentes transtornos diminuíram consideravelmente.
Porém, as obras de ampliação da pista do aeroporto fizeram com que, no fim de 2019, os equipamentos fossem desligados, fazendo com que o terminal voltasse a operar no sistema antigo: o ILS CAT I.
Este equipamento fica instalado bem no local onde as obras precisam ocorrer, motivo pelo qual o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) foi informado das alterações. Esse problema não foi sentido no ano passado por conta das restrições causadas pelo coronavírus, que diminuíram expressivamente a quantidade de voos que chegavam e saiam de Porto Alegre.
Agora, com 60% das operações retornando ao terminal, e com a volta da cerração nesta temporada de inverno, o adiamento de voos aumentou.
Segundo a Fraport, o ILS CAT II voltará a ser instalado quando a ampliação da pista for concluída. Desde o fim de abril, as obras estão paradas. A administradora do aeroporto espera a liberação da última família, que ainda reside na Vila Nazaré, para retomar os serviços.
Pela previsão da Fraport, assim que a área for liberada, as obras devem durar seis meses. A administradora tem informado que prevê concluir o trabalhos até agosto de 2022.
ILS CAT II
O novo sistema de pousos do Aeroporto Salgado Filho começou a operar a partir do dia 20 de junho de 2014. As obras começaram em setembro de 2011 e foram concluídas em dezembro de 2013, ao custo de R$ 18,84 milhões.