Os artistas de rua de Porto Alegre terão agora espaço privilegiado para realizar suas apresentações. Foi sancionada a lei que determina a instalação de palcos móveis em três locais bastante frequentados no Centro Histórico.
Os tablados poderão ser requisitados mediante agendamento prévio. Poderão usar o espaço artistas de rua, entidades culturais, entre outros.
Os palcos móveis poderão ser instalados na Esquina Democrática – Rua dos Andradas com Avenida Borges de Medeiros –; no Largo Glênio Peres; e na orla do Guaíba, tanto no trecho 1 quanto no trecho 3.
"A utilização dos palcos móveis deverá respeitar as normas estabelecidas entre o Executivo Municipal e os representantes dos artistas e das entidades culturais, que deverão ser divulgadas e controladas por órgão competente, especialmente com relação ao nível de ruído", diz um dos artigos da nova lei.
O projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores em novembro. A ideia é valorizar a cultura no Centro Histórico, proporcionando mais organização e mais controle sobre manifestações dos artistas e das entidades, os quais manifestam-se em vários locais atualmente.