Ainda faltam quatro meses de obras até que a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho esteja pronta. Porém, já é possível saber como ficará a região ao final dos trabalhos.
A ampliação da pista de 920 metros já foi concluída. Falta só fazer a pintura das faixas brancas, como já existe na parte mais antiga.
Atualmente, estão sendo executados serviços na área de segurança de final de pista. Os trabalhos estão 38,6% concluídos. Grama está sendo plantada na área onde até pouco tempo existiam as casas da antiga Vila Nazaré.
Chama a atenção que o trecho ampliado não tem taxiway - a faixa que é usada para que as aeronaves possam manobrar e se deslocar até o terminal de passageiros. Segundo a Fraport, essa pista paralela não é necessária neste momento. A obra será avaliada, de acordo com o aumento das operações.
Posteriormente, serão instalados os equipamentos de auxílio à navegação aérea. Somente a partir daí, a Fraport poderá requisitar, ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), o religamento do sistema chamado ILS CAT II.
Este equipamento ficava instalado bem no local onde as obras ocorrem, motivo pelo qual ele precisou ser retirado. Quando estiver novamente funcionando, os aparelhos voltarão a auxiliar melhor as aeronaves em dias de cerração, por exemplo.
Ao todo, a pista terá 3,2 quilômetros, o que irá favorecer mais rotas internacionais a partir de Porto Alegre. O desembarque de aviões de carga maiores permitirá ampliar o transporte de mercadorias.
A ampliação da pista é a última obrigação contratual referente à obras que a Fraport tem com a Anac. Vencedora do leilão realizado em março de 2017, a empresa deverá operar na Capital até 2043, com possibilidade de prorrogação de contrato por mais cinco.