O novo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi inaugurado no segundo semestre de 2001. Já naquela data se discutia a necessidade de que o Rio Grande do Sul tivesse um local mais adequado para receber aeronaves de grande porte, o que traria benefícios econômicos proveniente das exportações de produtos gaúchos.
Mais de uma década passou e as promessas e a papelada para ampliar a pista em mil metros acumulam prateleiras da Infraero. Atualmente, a área de pouso e decolagens tem 2.280 metros.
"É uma novela. Entra governo e sai governo a pista fica do mesmo tamanho", diz o diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, professor Elones Fernando Ribeiro.
De acordo com o Superintendente da Infraero para a Região Sul, Carlos Alberto da Silva Souza, a ampliação da pista não está descartada, mas depende de autorização do seu Conselho Administrado. Mais de R$ 100 milhões foram investidos até agora, com a realização de obras auxiliares e desapropriações de terras.
"Com certeza essas informações constam no processo. Faz parte da análise. A confiança é grande que seja aprovada", avalia o superintendente.
A publicação do edital de licitação chegou a ser adiada por duas vezes depois de ficar dois anos em avaliação no Exército. Hoje, não há perspectiva de realização da concorrência. O solo do complexo do Salgado Filho é o grande problema, de acordo com estudo feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a pedido do Exército.
A região tem argila mole e inconsistente, que precisa receber um tratamento especial para suportar o peso de uma aeronave de grande porte, o que triplicaria o valor da obra, que chegou a ser orçada em R$ 227 milhões.
Aeroporto no papel: veja perguntas que precisam ser respondidas e que a Rádio Gaúcha buscará as respostas:
- Por que a obra ainda não começou?
- Por que a licitação está sendo postergada?
- Quem é responsável pela liberação do dinheiro?
- Por que o valor ainda não foi repassado?
- Por que a Infraero demorou 10 anos para encaminhar o projeto para o Exército?