Pouco mais de um ano após o início da concessão, o grupo Sacyr já sabe quando irá iniciar a cobrança nas três novas praças de pedágio construídas na RS-287. A definição ocorreu na tarde desta terça-feira (4), após sessão realizada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).
Os conselheiros aprovaram o termo de vistoria do primeiro ano do contrato com o governo do Estado. Isso significa que os serviços realizados nestes 12 meses estão de acordo com os indicadores de desempenho previstos para o período. Antes disso, em setembro, as secretarias estaduais de Transportes e de Planejamento, Governança e Gestão já haviam feito o mesmo movimento.
O resultado da reunião da Agergs será publicado no Diário Oficial do Estado, o que irá ocorrer nesta quarta-feira (5). A partir daí corre o prazo de dez dias para o início da cobrança. Dessa forma, os três novos pedágios passam a funcionar a partir da 0h de 16 de outubro - em Taquari, Paraíso do Sul e Santa Maria.
- Fazemos nossa parte com toda a transparência, zelo técnico e imparcialidade que norteiam uma agência reguladora idônea como é a Agergs - destaca o conselheiro-presidente Luiz Afonso dos Santos Senna.
O grupo Sacyr informa que está tudo pronto para o início da operação nas três praças. As obras de construção dos locais foram finalizadas entre agosto e setembro.
O valor do pedágio foi recentemente reajustado. Passou de R$ 3,70 para R$ 4,10 para carros nos dois atuais pontos de arrecadação - Candelária e Venâncio Aires.
Neste primeiro ano de concessão, a fiscalização esteve concentrada nas condições do pavimento, do sistema de drenagem, da sinalização e segurança viária, do sistema elétrico e de iluminação, entre outros itens. Além disso, foram analisados os projetos das praças de pedágios e programações de obras da concessionária Rota de Santa Maria, do grupo Sacyr.
Os próximos compromissos da empresa envolvem agora a duplicação da rodovia. Até 2030, 65% da estrada deve estar duplicada, contemplando os 133 quilômetros de Tabaí a Candelária. As obras beneficiarão 12 municípios.