A chegada de um temporal em Porto Alegre fez com que um avião da companhia aérea Azul enfrentasse dificuldade para pousar no aeroporto Salgado Filho. O pouso estava previsto para ocorrer às 17h20 desta terça-feira (25).
Quando se aproximava da pista, a aeronave - que vinha da cidade paulista de Campinas - enfrentou uma turbulência descrita como severa. Após arremeter, o piloto sobrevoou a Região Metropolitana.
Ele tentou fazer um novo pouso e também não obteve êxito. Durante a aproximação do temporal, o vento variou de 22km/h a 68km/h.
O avião só conseguiu tocar a pista do Salgado Filho meia hora depois, às 17h50. A movimentação foi registrada pelo canal Camera Aeroporto Porto Alegre BrAmigos. Assista o vídeo completo aqui.
Dois voos da Gol alternaram pouso para Florianópolis, pois, segundo relatado pelos pilotos para a torre de controle da Aeronáutica, terminou a autonomia de espera de ambos. Devido ao temporal, cinco aviões precisaram ficar em espera.
A coluna procurou a Azul para mais detalhes da ocorrência. A companhia aérea confirmou que o piloto precisou arremeter por causa do temporal.
"A Azul informa que, na terça-feira (25/02), o voo AD2657 (Campinas-Porto Alegre), em procedimento padrão e previsto na aviação, precisou arremeter ao tentar pousar no aeroporto de destino, devido condições climáticas adversas. Em seguida, a aeronave pousou em segurança e o desembarque dos clientes aconteceu normalmente. A companhia reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Azul", diz nota enviada nesta quarta-feira (26).
Já a Fraport informou que o aeroporto precisou ficar 14 minutos fechado devido à incidência de raios. Quando isso ocorre, as operações na pista ficam suspensas.