Depois da informação de que Lula virá para a reinauguração do aeroporto Salgado Filho, o governo federal e a Fraport já se articulam para fazer um evento de retomada das operações em 18 de outubro. A aeronave trazendo o presidente da República deverá fazer o primeiro pouso no local depois de 168 dias interditado por causa da enchente.
— Estou trabalhando para ele (presidente) ir no dia 18 fazer essa ‘inspeção final’ e já marcar a reinauguração. As operações estão previstas para dia 21 — informa o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta.
Apesar da solenidade, os voos comerciais só irão pousar em 21 de outubro. O primeiro avião de companhia aérea tocará a pista às 8h10, vindo da cidade paulista de Campinas.
Obras
Enquanto isso, o Salgado Filho recebe os últimos ajustes. A aplicação de asfalto já foi concluída no trecho que receberá aviões daqui a 13 dias.
A pista já está ganhando nova sinalização. Ela também irá receber ranhuras, que permitem uma maior aderência dos pneus das aeronaves.
Voo de teste
Desde segunda até quinta-feira (07 a 10), um avião está dando voltas no céu de Porto Alegre. A aeronave faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Aeronáutica.
Ela fará a inspeção nos equipamentos chamados de PAPI (do inglês Precision Approach Path Indicator). O aparelho auxilia o pouso e a decolagem, desde que haja visibilidade. Luzes laterais mudam de cor conforme o ângulo de aproximação do avião. Indicam se a “rampa de aproximação está mais alta ou baixa”.
Verba federal
A Fraport já pode usar R$ 425,9 milhões de recursos do governo federal para a recuperação do aeroporto. Para ter acesso à verba, a empresa precisa encaminhar os documentos que comprovam os gastos até agora.
A confirmação da ajuda federal traz fôlego para a empresa. O seguro contratado pela Fraport só cobrirá R$ 130 milhões de prejuízo.
128 voos
A partir do dia 21, o aeroporto terá capacidade de receber até 128 voos diariamente, entre 8h e 22h. As empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de suas operações e estão com as vendas de bilhetes abertas. Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.
Após a reabertura para voos domésticos, a empresa seguirá atuando na outra parte da pista afetada pela enchente de maio. Os trabalhos serão executados durante as madrugadas, a fim de não impactar nas atividades do aeroporto. A previsão é que todos os serviços sejam finalizados até 15 de dezembro.